Você sabia que aquilo que afeta sua mente, pode se manifestar no seu corpo?
Nem sempre aquelas dores que você sente ou outros sintomas que você observou são decorrentes de algum problema físico ou orgânico. Ou seja, pode ser decorrente do seu psicológico, o que acaba afetando o seu físico.
A transformação de emoções e sentimentos do indivíduo de forma negativa pode manifestar fisicamente as tensões emocionais de várias for
mas, podendo atingir em diferentes partes do corpo. Cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, como: batimento cardíaco acelerado, baixa auto-estima, dores de cabeça, sensações de falta de ar, dificuldade de reconhecer os sentimentos, stress, gastrite, náuseas, tremores, dores nos peito e manchas vermelhas ou roxas na pele. E normalmente a pessoa não reconhece que sua doença é causada ou associada ao próprio sentimento.
Vale lembrar que, para ter uma vida saudável, não basta cuidar somente do corpo, mas da saúde mental também.
Procure ajuda de um/a psicólogo/a, para identificar o que está lhe provocando esses sintomas, portanto, qual é o trauma, a origem do estresse ou da ansiedade. Pois é na busca de psicoterapia que o indivíduo passa por um processo de autoconhecimento. Junto com o/a terapeuta, o/a paciente compreende os seus sentimentos e cria estratégias para desenvolver melhores maneiras de obter suporte emocional e social.
por Enne Paula Albergaria CRP 01/18279, psicóloga CLIFOPS